Por Dentro do Adwords
O blog oficial do Google para notícias, informações e dicas sobre o AdWords
Destaques da Semana da Comunidade AdWords
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Seguem os destaques da semana:
- O
zig z
estava com problemas de conversão. Dicas dos especialistas
neste post
!
- CPC ou CPA? Sugestões
neste post
que o
welton
começou
- Um artigo do
Alex C
sobre scripts
.
- Dicas sobre o dia das crianças
neste Hangout
-
Hangout de ROI e conversões
.
Esperamos vocês
na comunidade
.
Postado por Manuela M., da equipe Por Dentro do AdWords
Mensuração & Otimização de Vendas Offline com a Importação de Conversões Offline
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Consumidores potenciais tem cada vez mais recorrido à internet como o primeiro passo para suas decisões de compra. Por anos, os profissionais de marketing digital de setores como o de automóveis, seguros, imobiliário e diversos outros têm usado o AdWords para conscientizar o público e gerar leads. Esses leads são repassados aos representantes comerciais que posteriormente ajudam os consumidores a completarem o processo de compra.
No AdWords, você pode ver quais palavras-chave geram mais ou menos leads e também otimizar buscando um objetivo de custo por lead. Porém, até agora não era nada fácil mensurar e otimizar as campanhas do AdWords com base nos eventos que ocorrem após a navegação do consumidor no site, como por exemplo quando o cliente fecha uma compra por telefone ou pessoalmente em uma loja física.
Nova Funcionalidade de Importação de Conversões
A nova funcionalidade de importação de conversões no AdWords pode te ajudar a mensurar e otimizar com base no processo de compra completo, ou seja, do momento em que a pessoa começa a interagir com seu anúncio até a hora em que a compra é efetuada. Agora você pode fazer o upload de seus eventos de conversões offline diretamente no AdWords e assim ver como os cliques em seu anúncio levaram a uma venda feita no “mundo offline” (ex: pelo telefone ou por um representante comercial tirando pedidos).
Como seus eventos de conversões offline serão incorporados aos seus dados de conversões da conta AdWords, ferramentas como
Relatório de Funis de Pesquisa
,
Regras Automatizadas
e
Estratégias de Lances Flexíveis
podem aproveitar desses resultados.
Como você pode usar a funcionalidade de importação de conversões
Vamos ver como a importação de conversões pode ajudar pequenas empresas a mensurar e otimizar toda a jornada do cliente, desde o lead online até o momento da venda offline.
Isabelle Designs fabrica e vende móveis customizados de alta qualidade. Ela usa o AdWords para trazer clientes em potencial para seu site, onde eles podem inserir seus dados de contato e solicitar uma ligação de um representante de vendas. A Ferramenta de Acompanhamento de Conversões do AdWords pode medir essas solicitações de ligação. Porém, como a maioria delas não resulta em uma venda, ela otimiza suas campanhas apenas com base nesses leads mas não nas vendas em si.
Agora que ela consegue importar os dados de conversões offline (incluindo o valor das vendas), Isabelle pode entender melhor quais as palavras-chave trazem as vendas mais lucrativas. Com esse cenário mais preciso quanto ao ROI (Retorno sobre Investimento), Isabelle pode gerenciar melhor seus lances e orçamento.
Como começar
Para instruções detalhadas de como começar, veja esse artigo sobre o
Acompanhamento de Conversões offline
.
Vários fornecedores de software do ramo, incluindo
Marketo
,
Mongoose Metrics
e
SugarCRM
, também postaram guias sobre como integrar com essa nova funcionalidade. Além disso, também publicamos as instruções para integrá-la com a Sales Cloud do Salesforce.com.
Mais por vir
Como mencionamos anteriormente, com o lançamento do
acompanhamento de conversões de várias contas
e
Relatórios de funis de pesquisa
, nós estamos trabalhando em ferramentas como essa de importação das conversões para te ajudar a mensurar o complexo ciclo de compras de seu cliente.
Em nosso plano de produtos para o futuro existem diversas novas funcionalidades e melhorias em busca de fornecer uma visão mais completa do processo de compra de seus clientes e uma mensuração mais precisa acerca da efetividade dos anúncios entre dispositivos e canais.
Fique ligado para as próximas novidades!
Postado por Guilherme, da equipe Por Dentro do AdWords
Destaques da Semana da Comunidade AdWords
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Seguem os destaques da semana:
- O
Luis Galofaro J
organizou o primeiro Encontro Googlesófico em São Paulo semana passada e o segundo já tem data marcada: 16 de outubro. O tópico está
aqui
.
- O dia das crianças está chegando. Dicas dos especialistas sobre o assunto
aqui
.
-
Dicas e conceitos básicos sobre conversões
com a Elisa, Marcelo e Jackeline
- Como usar o Tag Manager? Dicas
neste Hangout
do Cristiano, Jean e Jackeline.
Esperamos vocês
na comunidade
.
Postado por Manuela M., da equipe Por Dentro do AdWords
Introduzindo o Planejador de Palavras-Chave: combinando a Ferramenta de Palavras-Chave e o Estimador de Tráfego em uma única ferramenta
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Por trás de toda campanha AdWords de sucesso existe um bom planejamento de palavras-chave e grupos de anúncio. No passado você pode ter utilizado ferramentas como a Ferramenta de Palavras-Chave e o Estimador de Tráfego para identificar novas palavras e grupos de anúncio, buscar estimativas de tráfego e escolher lances e orçamentos competitivos. No entanto, ao longo do tempo nós ouvimos de vocês que ter duas ferramentas separadas para a criação de campanhas de pesquisa era um pouco confuso.
Nós trabalhamos constantemente para simplificar o processo de criação de campanhas, e hoje estamos felizes em anunciar o lançamento de uma nova ferramenta, o
Planejador de Palavras-Chave
, o qual combina as funcionalidades da Ferramenta de Palavras-Chave e o Estimador de Tráfego em um único e integrado processo. Você pode usar o Planejador de Palavras-Chave para encontrar novas palavras-chave e idéias de grupos de anúncio, receber estimativas de desempenho para encontrar lances e orçamentos ideais e assim adicioná-las às campanhas. Você também irá encontrar novas funcionalidades na ferramenta - algumas das quais destacamos abaixo.
Encontre novas palavras-chave e idéias de grupos de anúncio
Para encontrar novas palavras-chave e idéias de grupos de anúncio use o Planejador de Palavras-Chave assim como faria com a Ferramenta de Palavras-Chave. Você pode pesquisar por idéias relacionadas a uma palavra-chave, ao seu website ou a uma categoria. Uma nova funcionalidade da ferramenta permite também ‘multiplicar’ palavras-chave ou então combinar duas ou mais listas de palavras para gerar novas palavras-chave. Diferente da Ferramenta de Palavras-Chave, na qual você só podia ver resultados segmentados por países, agora você poderá obter idéias no nível de cidades ou regiões de um país. Além disso, para cada idéia de palavra-chave você terá apenas estatísticas que são específicas para a correspondência exata do termo. Para decidir qual o tipo de correspondência usar, você deverá adicionar a palavra-chave ao seu Planejamento e verificar nas estimativas de desempenho para cada tipo de correspondência.
Clique aqui para aumentar a imagem
Adicione palavras-chave e grupos de anúncio ao Planejamento
Em seguida, você pode revisar suas idéias de grupos de anúncios e palavras-chave e adicioná-las ao Planejamento. Pense nesse Planejamento como se fosse um “carrinho de compras de uma loja virtual” com idéias que você pode adicionar a uma nova campanha ou a outra já existente. Enquanto monta o Planejamento, você pode tanto adicionar ou excluir idéias como também mudar o intervalo dos lances de CPC para analisar as estimativas de cliques e custo. Quando terminar de montar seu Planejamento você pode clicar em “Estimativas de avaliação” para inserir um lance específico e obter estimativas mais detalhadas.
Clique aqui para aumentar a imagem
Obtenha estimativas de desempenho
Quando revisar o Planejamento, você verá um gráfico com um intervalo de lance máx. de CPC e o desempenho diário estimado para suas palavras-chave e grupos de anúncio. Para ver estimativas mais detalhadas você pode selecionar um lance (e opcionalmente um orçamento também). Você pode também atualizar suas configurações de segmentação, palavras-chave e grupos de anúncio para refinar as estimativas. Por exemplo, você pode mudar todas as suas palavras-chave em um grupo de anúncios para correspondência de frase ou exata para ver como isso afetaria o desempenho.
Clique aqui para aumentar a imagem
Quando estiver satisfeito com seu plano, você pode aplicá-lo a uma nova ou já existente campanha ou ainda fazer o download para implementá-lo posteriormente.
Com o lançamento dessa nova e integrada ferramenta, nós eliminamos da interface a Ferramenta de Palavras-Chave e o Estimador de Tráfego. Vejam
este artigo
para informações mais aprofundadas a respeito das diferenças entre usar a Ferramenta de Palavras-Chave e o Planejador de Palavras-Chave. Você deverá estar logado em sua conta AdWords para utilizar o Planejador de Palavras-Chave, o quê possibilitará receber estimativas e resultados customizados. Nós esperamos que esse processo integrado te ajude a criar expandir suas campanhas de maneira mais eficiente. Para aprender mais sobre o Planejador de Palavras-Chave você também pode visitar a
Central de Ajuda
e a
Comunidade do AdWords
.
Postado por Guilherme, da equipe Por Dentro do AdWords
Destaques da Semana da Comunidade AdWords
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Seguem os destaques da semana:
- A
Ledyane A
colocou o que aprendeu no encontro da comunidade em prática: ela criou um scrip
neste post
para aumentar o CPC baseado no posicionamento.
- Nova fórum de discussão:
vagas e oportunidades
.
-
Dicas de como escolher palavras-chave
. Tópico que a
Kell A
começou.
- Hangout:
como definir lances de palavras-chave
?
- Hangout:
Estratégias avançadas de Display
.
Esperamos vocês
na comunidade
.
Postado por Manuela M., da equipe Por Dentro do AdWords
Destaques da Semana da Comunidade AdWords
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Seguem os destaques da semana:
- O
Gilberto B
começou
uma discussão
sobre estimativas de CPC para a rede de display.
- O
Guilherme
fez
um post
sobre o novo relatório de pesquisas pagas e orgânicas.
- O lance de CPC influencia na qualidade do tráfego? Uma
discussão
interessante.
- Dia 3 de setembro aconteceu o
Hangout com dicas de otimização de grupos de anúncios
.
- Já no dia 5 de setembro o
Hangout foi sobre oportunidades mobile
.
Esperamos vocês
na comunidade
.
Postado por Manuela M. da equipe Por Dentro do AdWords
Analise e otimize seus resultados de busca com o novo relatório de Pesquisas Paga & Orgânica
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Um de nossos objetivos é fornecer ferramentas que te ajudam a entender melhor como as pessoas que buscam no Google se conectam ao seu negócio. É por isso que fornecemos relatórios como o de
Visão Geral de Pesquisa
no Google Analytics,
Termos de Pesquisa na Ferramenta para Webmasters
,
Termos de Pesquisa no AdWords
e relatórios de
Parcela de Impressões
.
Hoje temos o prazer de anunciar a adição do
Relatório de Pesquisas Pagas & Orgânicas
no AdWords, o qual tem como intuito ajudar na análise e otimização de seus rastros de pesquisa no Google. Anteriormente, a maior parte dos relatórios mostrava a performance nas buscas paga e orgânica separadamente, sem qualquer informação adicional do comportamento do usuário quando elas se sobrepunham. O novo relatório de Pesquisa Paga & Orgânica é o primeiro que permite a visão e comparação de métricas para um determinado termo de busca quando você possui tanto um anúncio como listagem orgânica (ou ambos) aparecendo na página de resultados de pesquisa.
Clique aqui para aumentar a imagem
Colocamos abaixo algumas formas que você pode usar o Relatório de Pesquisas Pagas & Orgânicas para mensurar e otimizar sua performance na busca do Google:
Descobrir palavras-chave adicionais
: Use o relatório para descobrir potenciais palavras-chave que podem ser adicionadas às campanhas do AdWords nos casos em que você aparece somente na busca orgânica, sem anúncios relacionados até aquele momento.
Otimizar sua presença em buscas de alto valor
: Use o relatório para melhorar sua presença nos resultados pagos monitorar as buscas de grande valor nos resultados orgânicos.
Mensurar mudanças holisticamente
: Ao passo que você testa melhorias em seu site ou mudanças no AdWords (lances, orçamento ou palavras-chave), pode facilmente medir os impactos entre resultados pagos, orgânicos ou mesmo no tráfego combinado de ambos.
A agência de marketing digital
IMPAQT
, que é especializada em ajudar clientes tanto em relação a buscas pagas como orgânicas, compartilhou algumas observações após testar a versão beta do relatório:
“O Relatório de Pesquisas Pagas e Orgânicas tem sido extremamente útil para entendermos a interação existente entre as buscas pagas e orgânicas e também a sinergia global quando trabalham juntas. Em um dos casos, percebemos um aumento de 18% no CTR de um termo da marca de nosso cliente quando as buscas pagas e orgânicas trabalharam juntas se comparado a ter apenas a listagem orgânica.”
Primeiros passos
Para começar, você precisará vincular seu AdWords com uma conta da Ferramenta para Webmasters. Esse vínculo requer que você seja um
proprietário verificado
do site na Ferramenta para Webmasters ou então ter o acesso concedido pelo proprietário (o que é fácil de ser requisitado por dentro do AdWords). Mesmo que você não esteja investindo em anúncios, ainda assim pode aproveitar os benefícios desses relatórios no nível de termos de pesquisa para a busca orgânica. As instruções detalhadas de como efetuar o vínculo e acessar o relatório podem ser encontradas em nossa
Central de Ajuda
.
Nós esperamos que o novo Relatório de Pesquisas Pagas e Orgânicas economize seu tempo and também ajude a melhorar sua performance já que permite gerenciar ambas as fontes de tráfego para seu negócio.
Postado por Guilherme, da equipe Por Dentro do AdWords
Cliques de locais fora da região segmentada na campanha
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Muitos anunciantes se deparam com uma situação que envolve cliques nos anúncios de regiões que não estão segmentadas na campanha do Google AdWords.
O Google identifica o endereço de IP do usuário para determinar e descobrir a sua localização. Após isso, exibe para os usuários anúncios segmentados para a região em que ele está localizado.
Porém, o anúncio poderá ser exibido para um cliente com o endereço de IP fora da área de segmentação se a pesquisa que ele fez, especificar o nome de uma área em questão. Por exemplo: Se o anunciante oferece pizza e seu anúncio está segmentado para São Paulo, mas o cliente do Rio de Janeiro digita no Google pizza em São Paulo, nesse caso, o anúncio pode aparecer para o Rio de Janeiro também.
Isso ocorre porque o sistema tem o objetivo de ajudar os anunciantes a alcançarem o maior número possível de pessoas que procuram seus serviços.
Outra situação seria a seguinte: Se o anunciante segmentar seu anúncio para a França, mas um usuário que está na Espanha resolver fazer uma pesquisa no Google.fr, que é o domínio do Google na França, pode ser que o anúncio apareça.
Caso os anunciantes não queiram em hipótese alguma aparecer para outras regiões, o Google AdWords oferece a opção de excluir locais geográficos específicos.
O passo-a-passo pode ser encontrado
neste link
.
Postado por Stéfani, da Equipe Por Dentro do AdWords
Atualização sobre a aplicação dos requisitos de identificador exclusivo de produto no Google Shopping
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Conforme
anunciamos
, estamos aplicando a nova
especificação do feed de identificador exclusivo de produto
como parte de nossos esforços para melhorar a qualidade de dados dos produtos no Google Shopping. Essas novas especificações nos ajudarão a fornecer resultados melhores a nossos usuários e gerar mais oportunidades para os varejistas. Recomendamos fazer as alterações necessárias para obedecer aos requisitos de qualidade de dados, pois a qualidade de dados é um dos muitos fatores que contribuem para melhorar o desempenho dos anúncios da lista de produtos.
A partir de 16 de setembro, todas as contas antes isentas na França, Alemanha e Reino Unido, assim como todas as contas na Austrália, Brasil, Suíça, República Tcheca, Espanha, Itália, Japão e Países Baixos, estarão sujeitas aos novos requisitos. As novas especificações do feed já são aplicadas para todas as contas nos Estados Unidos e contas não isentas na França, Alemanha e Reino Unido.
Os novos requisitos entrarão em vigor a partir de 16 de setembro para os países mencionados, e sua aplicação será intensificada durante as próximas semanas. A partir de novembro, todas as ofertas que violem os requisitos serão rejeitadas e não serão veiculadas em anúncios da lista de produtos.
Em setembro, também começaremos a aplicar o uso correto do atributo 'identifier exists'. Para evitar a interrupção em seu tráfego, envie somente o atributo 'identifier exists' com o valor FALSO em categorias onde são necessários identificadores exclusivos de produto mas tal identificador não existe para o item (por exemplo, produtos personalizados).
Para mais informações, consulte os
requisitos de identificador exclusivo de produto
e as novas
especificações do feed de produtos
para fazer as alterações adequadas em seus dados. Para ajudar os comerciantes com a transição, realizaremos um
Hangout On Air
em 10 de setembro de 2013 para explicar as alterações e esclarecer possíveis dúvidas sobre feeds. Caso perca a transmissão ao vivo, você poderá assistir ao vídeo da sessão no link acima.
Postado por Angelika Rohrer, Gerente de Programa do Google Shopping
Conversão Assistida
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Vocês sabem como funcionam as Conversões Assistidas para e-commerce, no Google Analytics?
O Google Analytics sempre credita a conversão (meta ou transação) para o último clique, ou seja, todas as interações que aconteceram anteriormente não são levadas em conta.
Por exemplo:
1. O usuária clica em um anúncio de imagem na Rede de Display na segunda-feira, mas não efetua um compra no site;
2. Na terça-feira, o mesmo usuário busca no Google o nome do site e clica nele a partir da busca orgânica. Como o usuário já estava pensando sobre aqueles produtos desde ontem, ele resolve efetuar uma compra;
3. A conversão será creditada à busca orgânica, mas e aquele anúncio que foi criado para a Rede de Display? Ele com certeza influenciou na compra do usuário. É para esses momentos que devemos utilizar as conversões assistidas.
Nesse exemplo, teríamos uma conversão assistida creditada ao anúncio da Rede de Display, ou seja, poderíamos saber que apesar da conversão não ter saído diretamente daquele anúncio, ele teve uma influência grande na compra.
Esse relatório pode ser obtido na parte de Funis Multicanal > Conversões Assistidas. Lembrando que a única obrigatoriedade é ter Metas ou Transações de Comércio Eletrônico configuradas.
Postado por Stéfani, da Equipe Por Dentro do AdWords
Destaques da Semana da Comunidade AdWords
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Seguem os destaques da semana:
- A semana começou com o evento Encontro Comunidade do AdWords Brasil 2013. Confira todas as palestras
aqui
.
- Mais encontro: o que os participantes acharam? Já estão comentando
neste tópico
.
- Dia 29 de agosto foi dia de
Hangout sobre Google Apps
.
- A
Luciana
fez um post
sobre Google Places
. Informações de como funciona e como é importante.
- Como gerenciar um link de download em um site pelo Google Analytics?
Uma discussão
que o
Souza
começou.
Esperamos vocês
na comunidade
.
Postado por Manuela M. da equipe Por Dentro do AdWords
Marcadores
#papoadwords
#primeirospassos
#sosadwords
#StepInsideAdWords
+1
Acompanhamento de conversão
AdWords Editor
AdWords Express
AdWords para Vídeo
Ajustes de Lances
Analytics
Anúncios da Lista de Produtos
Anúncios de Produto
Anúncios de Texto
Anúncios Gráficos
Anúncios Lightbox
Anúncios para Celular
App
App do AdWords
Atualizações
Branding
Busca Orgânica
Campanha
Campanhas Avançadas
Campanhas do Google Shopping
Campanhas Mobile
Campanhas Sazonais
Casos de Sucesso
Central de Agências
Central de Ajuda
Central de upgrade
Checklist
Classificação de Anúncios
Cliques inválidos
Comunidade do AdWords
concurso
Conversões
Criador de Anúncios Gráficos
Cupons Promocionais
Desafio Google de Marketing Online 2014
Dicas Avançadas
Dicas para iniciantes/intermediários
Dispositivos Móveis
Doodle
Estratégias de lances
Experiências de Campanha
Extensões de Anúncio
Extensões de Local
Extensões de Produto
Faturamento
Ferramenta de palavras-chave
Ferramenta de Segmentação Contextual
Ferramentas
Fórum do AdWords
Funis de Pesquisa
Funis multicanais
Global Market Finder
Google AdSense
Google Certification Program
Google Expert Training Day
Google Grants
Google Meu Negócio
Google Partners
Google Places
Google Shopping
Google Think
Google Trends
Google+
Guia Oportunidades
Hangouts on Air
Índice de qualidade
Interface do AdWords
Lançamentos/Novidades
Locais de destino
Manutenção
Marca Registrada
Mercado
Mercado Online
Merchant Center
Metas do Analytics
Minha Central de Clientes
Mobile
Multi-telas
Nota Fiscal
Orçamento
Orçamentos compartilhados
Orkut
otimização
Otimizador de conversões
Página de Destino
Palavras-chave
Parceiros Premium PME
PLA
Planejador da Rede de Display
Planejador de Display
Planejador de palavras-chave
Políticas do AdWords
Principais contribuidores
Rede de Display
Rede de Pesquisa
Regras automatizadas
Relatórios
Relatórios e Análise
Relatórios e análises
Remarketing
Resposta Direta
Roda Mágica
ROI
Rotação de anúncios
Segmentação
Segmento de Educação
Seminários/Palestras/Eventos
SEO
Sitelinks
tre
TrueView
Varejo
Vídeos
Webexpert
Webinar
Webmasters
YouTube
Arquivos
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
jul.
jun.
mai.
abr.
Feed
Comunidade do AdWords
Converse com outros anunciantes e profissionais de marketing online e aprenda mais sobre o AdWords.
Participe!
Follow @googleadwordsbr
Follow
Links úteis
Think with Google