Por Dentro do Adwords
O blog oficial do Google para notícias, informações e dicas sobre o AdWords
Eventos Goobec: para quem quer aprender a anunciar no Google
quinta-feira, 28 de julho de 2011
A
Goobec
, nossa parceira oficial para cursos sobre AdWords, oferecerá mais seminários gratuitos e cursos agora em agosto.
A programação será oferecida em cinco cidades do país: Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.
Confira o calendário de eventos:
Seminars (Gratuitos)
11/08 - Google AdWords Seminars - Salvador/BA - 13h a 17h
16/08 - Google AdWords Seminars - São Paulo/SP - 9h a 13h
25/08 - Google AdWords Seminars - Curitiba/PR - 14h a 18h
30/08 - Google AdWords Seminars - São Paulo/SP - 9h a 13h
Google AdWords Fundamentals
01 a 05/08 - Google AdWords Fundamentals - São Paulo/SP - 19h a 23h
10 a 12/08 - Google AdWords Fundamentals - São Paulo/SP - 9h a 17h
16 a 18/08 - Google AdWords Fundamentals - Brasília/DF - 9h a 17h
23 a 25/08 - Google AdWords Fundamentals - Porto Alegre/RS - 9h a 17h
24 a 26/08 - Google AdWords Fundamentals - São Paulo/SP - 9h a 17h
Google AdWords Expert
03 a 05/08 - Google AdWords Expert - São Paulo/SP - 9h a 17h
24 a 26/08 - Google AdWords Expert - São Paulo/SP - 9h a 17h
Aproveitem, as vagas são limitadas!
Postado por João Paulo, da equipe do blog Por Dentro do AdWords.
Alterações nas configurações de campanhas para Rede de Display
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Recentemente, fizemos uma pequena alteração na forma como as configurações das campanhas na Rede de Display do Google funcionam. Essa alteração afetará as campanhas que atenderem a estes critérios:
Estiverem incluídas na Rede de Display do Google
Segmentarem somente palavras-chave em pelo menos um grupo de anúncios
Tiverem a configuração de campanha "Páginas relevantes somente nos canais, públicos-alvo e tópicos que eu gerenciar"
Situação atual
Quando você configura uma campanha na Rede de Display do Google, pode escolher entre duas opções:
(1) Páginas relevantes em toda a rede
(2) Páginas relevantes somente nos canais, públicos-alvo e tópicos que eu gerenciar
Com a opção (1), o Google posiciona seu anúncio automaticamente em páginas da web relevantes com base nas palavras-chave da campanha. Com a opção (2), você tem mais controle sobre o local de exibição dos anúncios: eles são exibidos em páginas da web relevantes somente em canais, tópicos ou para públicos-alvo especificados.
Atualmente, se você escolher a opção (2) e adicionar somente palavras-chave, seus anúncios não serão qualificados para exibição. Assim, você não receberá impressões nesses grupos de anúncios na Rede de Display do Google.
Por exemplo, imagine que você vende tênis e está usando as palavras-chave "calçados esportivos", "tênis esportivos" e "tênis". Se você tiver ativado somente a Rede de Display e tiver selecionado a configuração "Páginas relevantes somente nos canais, públicos-alvo e tópicos que eu gerenciar", seus anúncios são qualificados para exibição somente em canais, tópicos ou para públicos-alvo especificados. Como você não está usando tópicos, canais ou públicos-alvo, seus anúncios não serão exibidos na Rede de Display do Google.
O que muda?
Com a alteração recente, os anúncios com esse tipo de conflito de configuração começarão a ser exibidos em páginas relevantes em toda a Rede do Google com base em suas palavras-chave. No exemplo anterior, os anúncios seriam exibidos em páginas sobre "calçados esportivos", "tênis esportivos" e "tênis" na Rede de Display do Google.
Se você adicionar um canal, público-alvo ou tópico, seu anúncio continuará a ser exibido somente nas páginas relevantes nesse canal, tópico ou para esse público-alvo.
Importante:
não é necessário fazer alterações nos grupos de anúncios existentes, pois os que atenderem a esses critérios serão impedidos de serem exibidos em páginas relevantes em toda a rede.
Saiba mais
.
Para fazer com que essas configurações de campanha fiquem mais claras, também renomeamos as configurações.
Alteramos essas duas opções para:
(1) Exibir anúncios em páginas que correspondem ao método de segmentação mais amplo
(2) Exibir anúncios somente em páginas que correspondem a todos os métodos de segmentação selecionados
Antes
Depois
“Páginas relevantes em toda a rede”
“Exibir anúncios em páginas que correspondem ao método de segmentação mais amplo”
“Páginas relevantes somente nos canais, públicos-alvo e tópicos que eu gerenciar”
“Exibir anúncios somente em páginas que correspondem a todos os métodos de segmentação selecionados”
Para obter mais informações sobre como usar configurações de campanha e métodos de segmentação para controlar onde seus anúncios serão exibidos, acesse a
Central de Ajuda
ou converse com outros anunciantes em nossa
Comunidade
.
Postado por Priscila, da Equipe do blog Por Dentro do AdWords.
Novas opções de segmentação para tablets disponíveis
terça-feira, 26 de julho de 2011
A segmentação para tablets, que anunciamos em
maio
, já está disponível para todos os anunciantes. Esta nova opção de segmentação de campanhas do AdWords permite que os anunciantes tenham controle mais preciso para alcançar com eficiência o número crescente de usuários desses dispositivos.
Você pode encontrar a nova opção de segmentação “Tablets com navegadores completos” na seção “Redes e dispositivos” da guia "Configurações" da conta do Google AdWords. Você já podia segmentar especificamente aparelhos Apple iPad em "Dispositivos móveis". No entanto, com a nova opção de segmentação, o tablet é elevado a sua própria categoria de dispositivos e você pode segmentar anúncios para todos os dispositivos tablet. Além disso, com a nova opção de segmentação de tablets, você tem um controle mais detalhado, pois também pode selecionar sistemas operacionais específicos. Por exemplo, para exibir seus anúncios somente no Apple iPad, escolha “Tablets com navegadores completos” como configuração de segmentação de dispositivos e “iOS” como configuração de sistema operacional. Inicialmente, a segmentação de tablets está disponível apenas para aparelhos Apple, mas expandiremos a veiculação de anúncios para outros aparelhos específicos em um futuro próximo.
Com esse lançamento, seus anúncios começarão a ser exibidos automaticamente em tablets. Você não precisará fazer nada. Se suas campanhas estiverem segmentadas especificamente para aparelhos Apple iPad, você poderá observar um aumento nas impressões e nos custos à medida que incluirmos mais tablets em nossas opções de veiculação de anúncios. Se você não quiser que seus anúncios sejam exibidos em tablets, poderá alterar suas configurações de segmentação de tablets seguindo estas
instruções passo a passo
.
Com a expectativa de mais de 165 milhões de tablets enviados durante os próximos dois anos , acreditamos que, com o forte crescimento da adoção e do uso de tablets, os profissionais de marketing terão uma oportunidade significativa para alcançar os clientes de maneiras mais eficientes e relevantes. Esperamos que com a nova opção de segmentação de tablets você possa agarrar melhor essa oportunidade.
Postado por Surojit Chatterjee, gerente de produtos, anúncios para celular.
Nova segmentação para relatórios: “Parte superior x lateral”
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Algumas semanas atrás nosso Economista-Chefe, Hal Varian, escreveu um post sobre
como entender a métrica da posição média
. Conforme Hal explicou, há uma grande diferença entre o momento em que seu anúncio é exibido na primeira posição acima dos resultados da pesquisa e quando é exibido na primeira posição na lateral. Citando Hal, “Essa distinção é importante, pois, em média, os anúncios exibidos acima dos resultados da pesquisa tendem a receber uma quantidade de cliques consideravelmente superior à dos anúncios exibidos do lado direito”.
Dada essa “importante distinção”, é com prazer que anunciamos o novo segmento de relatório “Parte superior x lateral” do Google AdWords.
A partir desta semana, você pode usar a segmentação “Parte superior x lateral” em um relatório para ver o desempenho de seus anúncios acima e ao lado dos resultados de pesquisa do Google. Com essas novas informações, você pode otimizar suas campanhas da Rede de Pesquisa examinando mais profundamente a relação entre a posição de seus anúncios e seus cliques e conversões. E os anunciantes de marcas podem ter uma visibilidade melhor de quando e onde os termos de marca importantes estão acionando seus anúncios acima dos resultados de pesquisa.
Como exibir seus dados de "Parte superior x lateral"
Para segmentar os dados de desempenho pela posição onde seus anúncios foram exibidos nas páginas de resultado de pesquisa do Google e da Rede de parceiros, basta adicionar o segmento “Parte superior x lateral” a sua tabela de dados. Veja como:
Selecione a guia Campanha, Grupo de anúncios, Anúncios ou Palavras-chave de sua conta do Google AdWords.
Clique no botão Segmentar na barra de ferramentas acima de sua tabela de dados.
Selecione Parte superior x lateral no menu suspenso. Os resultados serão exibidos em linhas abaixo de cada um de seus anúncios.
Visite a Central de Ajuda do Google AdWords para saber mais sobre o
relatório de posicionamento de anúncio superior
e
como aumentar suas impressões de anúncios superiores
. Você também pode saber como outros anunciantes utilizarão este relatório em nossa
Comunidade
.
Postado por Priscila, da Equipe Google AdWords Brasil.
Usando caracteres não ASCII nos URLs de destino e de visualização
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Se você não compõe seus anúncios em inglês, já deve ter desejado que o URL de visualização fosse consistente com o resto do anúncio, mostrando o nome de domínio internacionalizado. Hoje, estamos anunciando que agora oferecemos suporte a caracteres não ASCII, incluindo caracteres não latinos e caracteres latinos com acentos e diacríticos, nos URLs de visualização e de destino.
Agora, ao criar um anúncio no Google AdWords, você pode inserir caracteres Unicode nos campos dos URLs de visualização e de destino. Para garantir que os usuários consigam acessar seu site, verificaremos se o URL funciona corretamente tanto em Unicode como em Punycode.
Também queremos ter a certeza de que os URLs sejam exibidos para os usuários somente em seu idioma, por isso o URL de visualização só será codificado em caracteres Unicode se o idioma do URL corresponder ao idioma da interface do Google do usuário. Nas demais circunstâncias, ele será exibido em Punycode.
Todas as políticas do Google AdWords sobre os URLs de visualização e de destino continuarão válidas. Principalmente a determinação de que o domínio dos URLs de visualização e de destino
devem coincidir
. Desse modo, se você usa caracteres não ASCII no URL de visualização, verifique se o mesmo ocorre para o URL de destino.
Além disso, se você incluir caracteres de bytes múltiplos, os
limites de caracteres
poderão variar. Para obter mais informações, acesse nossa
Central de Ajuda
. Você também pode trocar ideias com outros anunciantes em nosso
Fórum
.
Postado por Lisa Shieh, equipe do blog Por dentro do AdWords.
Sai Configurações, entra Detalhes
terça-feira, 12 de julho de 2011
Desde a última semana, estamos recebendo vários e-mails de usuários perguntando sobre o "desaparecimento" da guia Configurações do Google AdWords. Na verdade, ela não foi excluída da interface do AdWords, houve apenas uma mudança de nomes: de Configurações, a guia passa a se chamar Detalhes. Não houve nenhuma alteração nas configurações internas.
Para quem não está familiarizado, nesta guia é possível configurar locais e idiomas, redes e dispositivos, opções de lance e orçamento e opções mais avançadas como programação de anúncios (por datas e dias da semana), lance demográfico entre outros.
Para acessar a guia Detalhes, no menu principal do AdWords clique em Campanhas e em seguida na guia Detalhes, acima do gráfico.
Postado por Gustavo, da Equipe Google AdWords Brasil.
Nova métrica: CTR Relativa
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Inovações em segmentação, otimização e mensuração podem ajudar os anunciantes a alcançar uma melhor performance em campanhas para a Rede de Display do Google.
Pensando nisso, o AdWords lançou mundialmente uma nova ferramenta para aprimorar ainda mais o desempenho de campanhas voltadas para a Rede de Display: a CTR Relativa.
Esta nova métrica mostra para os anunciantes como está a performance da sua campanha, comparando a CTR dos seus anúncios com a CTR de outros anunciantes que estejam veiculando nas mesmas páginas da web que você.
Atuando como uma ferramenta para benchmark de performance, a CTR Relativa é uma forma objetiva de entender se os seus anúncios estão acima ou abaixo da CTR média dos seus concorrentes e, assim, analisar com parâmetros reais o desempenho da sua campanha.
Como funciona?
Etapa 1
O Google calcula a CTR média de todos os anúncios que estejam veiculando em uma página da web.
Digamos que o seu anúncio, que tem uma CTR de 0,2%, esteja aparecendo numa página ao lado de outros dois anúncios: ambos com uma CTR de 0,05%. Neste caso, a CTR média dos anúncios naquela página equivale a 0,1%, como podemos constatar através do cálculo a seguir:
0,2% + 0,05% + 0,05% / 3 = 0,1%
Etapa 2
O Google compara a CTR do seu anúncio com a CTR média calculada.
No exemplo acima, se dividirmos a sua CTR de 0,2% pela CTR média de 0,1% chegaríamos num resultado igual a 2. Ou seja, a sua CTR Relativa é 2 vezes maior do que a CTR média dos anúncios da página.
No AdWords, essa informação aparecerá representada na coluna da CTR Relativa da seguinte forma: 2x.
Como faço para visualizar a coluna de CTR Relativa?
Selecione sua campanha voltada para a Rede de Display
Clique na guia Grupos de anúncios
Acima do gráfico, claque em Colunas
Selecione a opção CTR Relativa, da coluna denominada Métricas competitivas
Clique em Salvar
A coluna da CTR Relativa será incluída ao final da tabela de informações dos seus Grupos de anúncios.
Por que não aparece nenhum dado na coluna de CTR Relativa da minha campanha?
Há algumas razões pelas quais isso pode acontecer:
A sua campanha está segmentada para a Rede de Pesquisa
A sua campanha está configurada para lances por CPM (Custo por Mil Impressões)
A sua campanha não acumulou um histórico de dados suficiente para que o sistema calcule a CTR Relativa
A ferramenta de CTR Relativa compara anúncios de texto com outros anúncios de texto e anúncios de display com outros anúncios de display ou não há essa especificidade?
Há essa especificidade, sim! A CTR Relativa compara anúncios de texto somente com outros anúncios de texto, assim como compara anúncios de display somente com outros anúncios de display (por exemplo, anúncios com imagens ou vídeos). Entretanto, se um Grupo de anúncios tiver tanto anúncios de texto quanto anúncios de display, a ferramenta da CTR Relativa irá considerar uma média de todos.
Com quem estou sendo comparado?
A CTR Relativa é calculada considerando anunciantes que estão aparecendo no mesmo bloco de anúncios de uma determinada URL. Isso significa que estes anunciantes podem não ser concorrentes diretos do seu negócio, desde que eles estejam competindo por um espaço no mesmo bloco de anúncios onde você está veiculando.
Se você quiser saber mais sobre como usar esta métrica, acesse nosso
Fórum
e veja o que outros anunciantes estão comentando!
Postado por Giovanna, da Equipe Google AdWords Brasil.
Mudança na Ferramenta de Visualização de Anúncios
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Desde a semana passada, a Ferramenta de Visualização de Anúncios mudou de nome. Mas foi só de nome!
Agora ela passa a se chamar Diagnóstico e Visualização de Anúncios, mas encontra-se no mesmo lugar de sempre, na aba Ferramentas e Relatórios.
Em nosso
canal de cursos no YouTube
temos um vídeo bem didático que ensina a usar a ferramenta para verificar a exibição de anúncios em campanhas de pesquisa:
Postado por Rodolfo, da Equipe Google AdWords Brasil.
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